Fiquei um tempão longe por problemas pessoais, mais agora estou voltando.....aos poucos, mais voltando!!!
Abaixo seguem algumas matérias para quem vai seguir a área de Mecânica, mais precisamente no ramo automobilístico, mostrando um pouco do que vem por aí nos próximos anos.
Fonte: http://www.techtudo.com.br
Conheça o XL1, carro que roda 100 km com apenas um litro de combustível
A Volkswagen garantiu, no começo da última década, que lançaria um carro capaz de rodar 100 quilômetros com um único litro de combustível. O resultado da promessa é o XL1, modelo lançado no Salão de Genebra já com as linhas e características técnicas que levará para as ruas.
Para atingir a marca de 100 quilômetros por litro, a empresa criou um veículo híbrido. O XL1 tem um motor a diesel de dois cilindros com apenas 0.8 litro de capacidade e 48 cavalos de potência. O motor elétrico é capaz de entregar 27 cavalos e as baterias podem ser carregadas pela tomada.
O trabalho conjunto não faz do lançamento um esportivo. Para sair da imobilidade e ir a 100 km/h, o carro leva 12 segundos e sua velocidade máxima, de acordo com a Volkswagen, beira os 160 km/h. Mas o ponto do XL1 é ser eficiente e não, emocionante.
Rodando 100 km com um litro o Volkswagen atinge esse objetivo, conquistado ao custo de muita tecnologia embarcada no refinamento de seu sistema de propulsão, como também da engenharia envolvida na construção e desenho do modelo. Nas linhas definitivas da versão comercial, ele ainda soa como um elaborado estudo de design conceitual.
Bastante leve, o XL1 tem acomodações para dois ocupantes, dos quais, claro, um é o motorista. A obsessão com leveza - para aliviar a missão dos seus motores esquálidos e atingir o objetivo da centena de quilômetros com pouco combustível - levaram, por exemplo, à inusitada decisão de equipar o carro com um tanque de apenas 10 litros.
O veículo deve chegar ao mercado europeu em 2014, em um lote restrito a 50 unidades. A Volkswagen, no entanto, se mostra disposta a estender a produção do carro caso enxergue alta demanda pelo modelo. De qualquer modo, ele não deverá ser vendido no Brasi: a legislação nacional veta a comercialização de carros pequenos a diesel, restringindo esse tipo de combustível para veículos maiores.
Bicicleta elétrica da Audi pode ser configurada por smartphone
A Audi apresentou o protótipo da bicicleta elétrica Wörthersee, em um evento na Áustria dedicado aos fãs das principais montadoras europeias. Essa bicicleta se destaca das demais por ser capaz de ser controlada por um smartphone, além de usar recursos conectados à Internet para o seu funcionamento.
Essa bicicleta elétrica da Audi possui diversas inovações técnicas, que são inspiradas nos diversos veículos híbridos comercializados pelos fabricantes de automóveis. A bicicleta é quase totalmente construída em fibra de carbono, e isso faz com que o seu peso total seja muito reduzido (apenas 11 kg). O pequeno motor da Wörthersee possui uma potência máxima de 2,3 kW (ou 3 CV de força), que é alimentado por uma bateria localizada na parte baixa do seu chassi capaz de se recarregar em apenas 2:30 horas.
O detalhe mais chamativo dessa bicicleta elétrica é o seu sistema de controle eletrônico. Ele permite que o usuário ajuste algumas configurações do veículo a partir do seu smartphone (sem descrever qual sistema operacional é compatível com o recurso), oferecendo a possibilidade de ajustar detalhes como pressão das rodas, setup do motor, freios, entre outras características.
Além disso, o usuário pode bloquear/desbloquear o sistema antifurto da bicicleta, que deixa os seus componentes totalmente travados, dificultando a vida do ladrão, além de estabelecer uma conexão à Internet para transmitir o seu passeio em vídeo ao vivo, ou atualizar a sua página do Facebook com detalhes da volta ciclística do momento. Você também pode ajustar o modo de condução: puro (pedalando normalmente), Pedelec (com o auxílio do motor, par alcançar a velocidade de 80 km/h, com uma autonomia assistida de 50 a 70 km) e o modo eGrip (que é um mix entre o modo puro e Pedelec, com uma velocidade máxima de 50 km/h).
Também é possível utilizar o motor elétrico e o seu software para realizar manobras, permitindo que a bicicleta regule sua inclinação baseado na habilidade do usuário. Com esses ajustes, é possível aumentar ou reduzir a velocidade da manobra, tornando a mesma mais simples ou complexa.
Apesar de toda essa riqueza de detalhes, e todo o potencial de comercialização dessa bicicleta, a Audi lembra aos interessados que a Wörthersee é descrita como um modelo de exibição, ou seja, que não possui nenhuma previsão de lançamento para o consumidor final. Abaixo, vídeo de demonstração da bicicleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário